Composição

COORDENADORIA DE OPERAÇÕES

Verônica Souto Maior

Verônica Souto Maior

Coordenadora (CFC)

 
Mandato no CPC:
02/03/2018 – 14/03/2026

Contadora. Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Ex-Vice Presidente Técnica do CFC - Conselho Federal de Contabilidade. Membro da ABRACICON - Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Ex- Presidente do Conselho de Curadores da UFPE. Experiência de 30 anos em Consultoria e Assessoria Contábil e Tributária para empresas de diversos segmentos econômicos. É Sócia Diretora na Souto Maior Contadores Associados.

Ana Tércia Lopes Rodrigues

Ana Tércia Lopes Rodrigues

Vice-coordenadora (CFC)

 
Mandato no CPC:
11/03/2022 – 02/03/2024
  • Contadora;
  • Mestre em Administração e Negócios;
  • Professora Universitária - UFRGS;
  • Vice-presidente Técnica do CFC;
  • Membro do CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis;
  • Conselheira Fiscal da Fundação Gerações;
  • Membro da Academia de Ciências Contábeis do RS;
  • Consultora e Sócia da Select Consultoria Ltda.
  • Primeira Mulher Presidente do CRCRS.

COORDENADORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Carl Douglas

Carl Douglas

Coordenador (Abrasca)

 
Mandato no CPC:
05/06/2020 – 02/03/2024

Membro votante e coordenador de relações institucionais do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Membro Titular do Conselho Fiscal de companhias. Foi membro votante entre 2014 e 2020 do IFRS Interpretations Committee (IFRIC), da IFRS Foundation, em Londres. Administrador e Contador, com MBA em Controladoria pela FIPECAFI/FEA-USP e Mestre em Contabilidade pela PUC-SP. Foi professor em cursos de graduação e pós-graduação em São Paulo. Controller de empresas, com atuação em diversas jurisdições.

Reginaldo Ferreira Alexandre

Reginaldo Ferreira Alexandre

Vice-coordenador (APIMEC Brasil)

 
Mandato no CPC:
02/03/2016 – 02/03/2024

Economista, com dezoito anos de experiência na área de análise de investimentos, como analista, organizador e diretor de equipes de análise, tendo ocupado essas posições, sucessivamente, no Citibank, Unibanco, BBA (atual Itaú-BBA) e Itaú Corretora de Valores.  Trabalhou ainda como analista de crédito corporativo(Citibank) e como consultor nas áreas de estratégia (Accenture) e de corporate finance (Deloitte). Atuou também na ProxyCon Consultoria Empresarial, empresa dedicada às atividades de assessoria e prestação de serviços nas áreas de mercado de capitais, finanças e governança corporativa, entre 2003 e 2017.

COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Rogério Mota

Rogério Mota

Coordenador (Ibracon)

 
Mandato no CPC:
31/01/2018 – 14/03/2026

Rogério Mota é diretor Técnico do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Gestão 2021/2023). Sócio de Auditoria da Deloitte, possui mais de 26 anos de experiência na atividade de auditoria independente. Rogério também é o sócio-líder em IFRS do National Office da Deloitte e membro do Deloitte Global IFRS Leadership Team (GILT). Membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), mandatos 2018/2020 e 2020/2023, atua também como Chair of International Affairs representando o CPC no EEG - Emerging Economies Group do International Accounting Standards Board (IASB) e no International Forum of Accounting Standard Setters (IFASS). Rogério Mota foi coordenador da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Ibracon no período de 2014 a 2020.

Rodrigo Morais

Rodrigo Morais

Vice-coordenador (Abrasca)

 
Mandato no CPC:
05/03/2018 – 14/03/2026

Rodrigo Andrade de Morais representa o GLENIF em reuniões do Fórum Consultivo de Normas Contábeis (ASAF), onde participa ativamente de discussões sobre as normas emitidas pelo IASB. Com mais de 20 anos de experiência, ele trabalhou no Itaú Unibanco, adquirindo amplo conhecimento em finanças aplicadas ao mercado financeiro. Atualmente, ele é o responsável pela área de contabilidade no Banco BV e membro do Conselho Fiscal da FEBRABAN.

Rodrigo desempenhou diversos cargos de prestígio ao longo de sua carreira, incluindo a presidência da Comissão de Administração e Finanças (CAF) da CNSEG, a direção do Comitê de Assuntos Contábeis da FEBRABAN e a participação no Grupo Sênior de Contabilidade (SAG) do Instituto de Finanças Internacionais (IIF). Ele também esteve envolvido no Conselho Deliberativo do IFM, no Conselho Fiscal de institutos de previdência e contribuiu para o <IR> Framework.

COORDENADORIA TÉCNICA

Edison Arisa Pereira

Edison Arisa Pereira

Coordenador (Ibracon)

 
Mandato no CPC:
02/03/2016 – 02/03/2024

Há mais de 40 anos na PwC. Especializado em auditoria de instituições financeiras e Seguradoras há mais de 30 anos. Sócio encarregado pela auditoria de Instituições Financeiras, Seguradoras, Fundos de Pensão, dentre outros, da PwC, sócio membro da área de Qualidade (R&Q) da PwC Brasil. Certificação como auditor independente junto a ao Cadastro Nacional dos Auditores Independentes (CNAI) para atuar em (i) Companhias Abertas, (ii) Instituições Financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e (iii) Seguradoras supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie, São Paulo. Conselheiro suplente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP) gestão 2020/2021. Presidente da Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS) e Coordenador Técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC. Membro do Grupo de Instituições Financeiras do Ibracon.

Bruno Salotti

Bruno Salotti

Vice-coordenador

 
Mandato no CPC:
10/05/2022 – 14/03/2026

Bruno Salotti é graduado, mestre e doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP e graduado em Ciências Atuariais na mesma instituição. Atualmente é Vice-chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP e Coordenador do Laboratório de Contabilidade Internacional da FIPECAFI. Possui Certificação em IFRS emitida pelo ACCA – Association of Chartered Certified Accountants e Certificação de Conselheiro Fiscal emitida pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Pesquisador e parecerista em assuntos relativos à matéria contábil societária e internacional. É membro de Conselhos Fiscais de diversas companhias. É co-autor do livro "Contabilidade Financeira", editado pela Ed. Gen/Atlas em 2019. Colaborou na redação e revisão de capítulos do Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de acordo com as Normas Internacionais e do CPC – 3ª Edição – 2018 e 4ª Edição – 2022.  Foi membro da Comissão Julgadora do Troféu Transparência, de 2018 a 2021. É autor e co-autor de diversos artigos publicados em congressos e periódicos da área contábil.

MEMBROS EFETIVOS

Alexandre Cardoso Moreno

Alexandre Cardoso Moreno

(B3)

 
Mandato no CPC:
15/12/2017 – 14/03/2026

Alexandre Cardoso Moreno, 47 anos, Economista - Pós-graduado em Administração de Empresas, na área de Finanças, pela ESAN/SP - Escola Superior de Administração de Negócios e em Economia Financeira pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA em Economia Investimento & Setor Financeiro realizado na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE (USP). Integrou o CODIM, como membro convidado, de março de 2018 a julho de 2020, e a Comissão de Finanças e Contabilidade do IBGC, como membro efetivo, no período de outubro de 2012 a dezembro de 2021. Experiência profissional voltada a atuação nos mercados de crédito e de capitais, atuando na B3 (oriundo da Bovespa e, posteriormente, da BM&FBovespa) desde 2000, ocupando a posição de Consultor Econômico-Financeiro na Superintendência de Listagem e Supervisão de Emissores.

Alexandre Cardoso Moreno

Fernando Dal-Ri Murcia

Fipecafi

 
Mandato no CPC:

Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e Professor Convidado da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (FDUSP). Diretor de Pesquisas da FIPECAFI. Doutor em Contabilidade e Controladoria pela USP. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Business Management (Administração) pela Webber International University (EUA), em Contabilidade pela Universidade do Vale do Itajaí e em Direito pela Universidade Paulista. Possui cursos de formação complementar na Harvard Business School, no IBGC e na B3. Consultor, Parecerista e Membro de Comitês de Auditoria e Conselhos Fiscais de companhias abertas e fundos de pensão. 

 
Cibele de Paula Deis

Cibele de Paula Deis

(Abrapp)

 
Mandato no CPC:
05/08/2022 – 05/08/2026

Contadora e Administradora de Empresas, Mestre em Ciências Contábeis pela PUC/SP, MBA em Finanças pela FGV/SP e MBA em Gestão de Eventos pela Anhembi Morumbi. Certificada por Experiência com ênfase em Administração pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS. Atuou como Auditora Externa na PwC na área de Instituições Financeiras por 20 anos e, também, como responsável pelos treinamentos internos sobre Previdência. Membro do GT de Previdência do IBRACON, por mais de 10 anos. Professora de pós-graduação, por 6 anos, do curso de Gestão em Seguros e Previdências na Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Desde 2017, atua como Superintendente Adjunta de Controladoria da ABRAPP/ICSS/UniAbrapp/ SINDAPP e participa como membro dos Colégios de Coordenadores de Contabilidade e de Governança e do Comitê de Gestão de Pessoas, bem como foi DPO e Coordenadora do GT Ad Hoc de DPOs da ABRAPP. Coautora do Manual de Contabilidade aplicado às Entidades Fechadas de Previdência Fechada lançado em 2021.

Fernando Caio Galdi

Fernando Caio Galdi

(Amec)

 
Mandato no CPC:
05/08/2022 – 05/08/2026

É bacharel e doutor em ciências contábeis pela USP, com período de pós-doutoramento na Universidade do Arkansas (UArk) e LL.M em direito societário e mercado de capitais pela FGV-RJ. Tem especialização como operador do mercado financeiro pela FIA-USP e participou de bootcamp em empreendedorismo na UC Berkeley. É autor de diversos artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, além de livros técnicos sobre finanças, contabilidade e mercado de capitais. Atua como Superintendente de Estratégia e Inovação da Bradesco Asset e é Professor Titular da Fucape Business School. Foi diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e possui experiência como membro de comitê de auditoria de instituição financeira. Também é membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e da Academia Capixaba de Ciências Contábeis.

 
Francisco D’Orto

Francisco D’Orto

(APIMEC Brasil)

 
Mandato no CPC:
03/05/2022 – 03/05/2026

Profissional com mais de 40 anos de experiência desenvolvida como analista de investimentos em valores mobiliários, valuation, finanças e governança corporativa Em sua larga experiência profissional destacam se as atuações em bancos de investimentos, Citibank, Banco de Boston, e como CFO em empresa de seguros, gerente de M&A na Deloitte DTT, ex sócio da Crowe M&A services (consultoria internacional), e por empresa própria em projetos de planos de negócios, viabilidade econômica, avaliações de empresas, reestruturações fusões e aquisições

Paulo Claver

Paulo Claver

(B3)

 
Mandato no CPC:
02/03/2016 – 02/03/2024

Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia São Luis. Auditor externo na Price Waterhouse Auditores Independentes por 14 anos.

Contador e o responsável pela área de contabilidade do Grupo BankBoston no período de set/2000 até jun/2006 e do Grupo Banco ABN ANRO Real S.A. no período de jul/2006 a fev/2009.

Atualmente Diretor Financeiro na B3 - Brasil, Bolsa, Balcão e o responsável pelas demonstrações financeiras desde mar/2009. Diretor de assuntos contábeis do Banco B3.

Membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis desde 2010 e atualmente exercendo o cargo de Diretor Administrativo da FACPCS.