Audiência

Data Inicio: 09/06/2016
Data Fim: 08/09/2016

Audiência Pública n.º 03/2016 – Pronunciamento Técnico CPC 48 – Instrumentos Financeiros

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oferecem à Audiência Pública Conjunta a presente Minuta do Pronunciamento Técnico CPC48 (correspondente ao IFRS 9).

 

 

Este documento veio substituir a norma atualmente vigente sobre Instrumentos Financeiros (CPC 38) após um longo processo de revisão das normas internacionais de contabilidade feito pelo IASB em relação ao tema.

 

Estabelece princípios para o reconhecimento e mensuração de ativos financeiros e passivos financeiros que devem apresentar informações pertinentes e úteis aos usuários de demonstrações contábeis para a sua avaliação dos valores, época e incerteza dos fluxos de caixa futuros da entidade.

 

Considerando o objetivo do CPC de emitir normas contábeis convergentes com as normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB, o CPC entende que a presente minuta de pronunciamento venha a cumprir este requisito. Adicionalmente, o CPC recomenda aos órgãos reguladores que aprovarem este Pronunciamento, após o devido processo de audiência, que considerem a sua vigência para exercícios sociais anuais que se iniciarem a partir de 1º de janeiro de 2018.

 

Devido a complexidade do novo CPC e as modificações nele contidas em relação à pratica contábil atual o prazo de audiência será de 90 dias. Durante esse período o CPC pretende ainda efetuar reuniões presenciais de audiência para obter comentários adicionais dos interessados no tema, em data a ser oportunamente comunicada.

  

Feitas essas considerações, estamos divulgando a minuta do CPC 48, solicitando que as sugestões e comentários relativos a essas minutas sejam enviados, até o dia 08 de setembro de 2016, à Comissão de Valores Mobiliários, ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis e ao Conselho Federal de Contabilidade nos seguintes endereços:

 

 

 

Brasília, 09 de junho de 2016.

 

 


COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS